sexta-feira, 13 de junho de 2014
ORIGEM DO SAMBA TIPOS DE SAMBA, IPHAN E SEUS ATUAIS PROJETOS COMO O IPHAN ATUA .
ORIGEM DO SAMBA TIPOS DE SAMBA, IPHAN E SEUS ATUAIS PROJETOS COMO O IPHAN ATUA
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida e Donga . Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres . Na década de 1930, as estações de rádio, em plena difusão pelo Brasil, passam a tocar os sambas para os lares. Os grandes sambistas e compositores desta época são: Noel Rosa autor de Conversa de Botequim; Cartola de As Rosas Não Falam; Dorival Caymmi de O Que É Que a Baiana Tem?; Ary Barroso, de Aquarela do Brasil; e Adoniran Barbosa, de Trem das Onze. Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc. Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo. Principais tipos de samba:
Samba-enredo Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba. Exemplo:SAMBA ENREDO Imperatriz Leopoldinense 2014 Vers�o CD disponível no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=1CUQuUyPDDM
Samba de partido alto Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Exemplo: SAMBA DE PARTIDO ALTO Jovelina Perola Negra Sorriso aberto disponível no seguinte link:http://www.youtube.com/watch?v=g8aEhtut93Y
Pagode Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular. Exemplo PAGODE Negritude Jr 300 anos disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=ghBkcy5-jNo
Samba-canção Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Exemplo: Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto. Exemplo 1952 - Nora Ney - Ninguém me Ama (Samba Canção) disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=-jpgKBbNmN0
Samba carnavalesco Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras. Exemplo Abelardo Barbosa ( Chacrinha ) - Maria sapatão disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=8dtDm1ZAPZo
Samba-exaltação Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves. Exemplo Francisco Alves - Brazil - Aquarela do Brasil (1939) disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=yyhPL2Q_Bog
Samba de breque Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva . Exemplo:Moreira Da Silva - Na Subida Do Morro disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=fD8Hh4CFPkk
Samba de gafieira Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão Exemplo:SAMBA DE GAFIEIRA disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=l79ef48EQyk
Sambalanço Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos. Exemplo:Jorge Ben Jor - Chove Chuva disponível no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=RSlnTUJ8JCo
Dia Nacional do Samba - Comemora-se em 2 de dezembro o Dia Nacional do Samba.
PROJETOS DO IPHAN
CENTRO BRASIL-HOLANDA O Iphan propôs ao Governo do Estado de Pernambuco e ao governo da Holanda a criação de um Centro de Referência do Período Holandês no Brasil, contextualizando Pernambuco no século XVII, a produção e o comércio do açúcar e todo o acontecimento histórico da ocupação holandesa e suas conseqüências para as duas nações. Além da dimensão histórica, a maior parte deste espaço terá uma dimensão contemporânea, com uma ligação direta com as maiores bibliotecas e museus da Holanda e um grande espaço de eventos, que priorize exposições de artistas brasileiros e holandeses. O objetivo é marcar a forma atual de encontro e intercâmbio entre povos: o que era militarmente disputado, hoje pode ser compartilhado através da amizade entre os povos, da cooperação técnica e do intercâmbio cultural. PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO MUNDO CULTURAL M’BYÁ GUARANI O Brasil é um país pluriétnico, com expressiva população indígena, presente em praticamente todo o seu território. São cerca de 200 povos, diferenciados do ponto de vista lingüístico e cultural, cujas singularidades e participação, como protagonistas, em processos de relevância nacional, só recentemente vêm sendo reconhecidas e valorizadas. Os Guarani são o segundo maior povo indígena no país, com uma população estimada em 36.000 indivíduos (segundo estimativa do Instituto Socioambiental, 2003). Constituído de três grandes grupos – Kaiowá-Guarani, Ñandeva-Guarani e Mbyá- Guarani – falantes de idiomas do mesmo tronco lingüístico Tupi, estão presentes nos estados brasileiros do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Encontram-se também nos países fronteiriços como a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e Bolívia. Deste total, os Mbyá-Guarani perfazem, aproximadamente, 6.000 indivíduos e, à exceção de Mato Grosso do Sul, estão presentes nos estados brasileiros já citados, bem como no norte da Argentina e no Paraguai. Com mais de mil anos de presença no continente americano, os Guarani passaram por profundas mudanças, a partir do século XVI, quando seus territórios tornaram-se objeto de disputa entre conquistadores europeus. Na região do rio da Prata, ao longo dos séculos XVII e XVIII, submetidos à atividade missionária, notadamente jesuítica, protagonizaram uma experiência histórica conhecida como Missões Jesuítico-Guarani. As Missões constituíam-se num projeto motivado por razões políticas, econômicas e, sobretudo, religiosas, que visava a conversão dos povos nativos ao catolicismo. Sua principal estratégia foi a criação de núcleos urbanos – as Reduções – onde grandes contingentes da população indígena local permaneciam “reduzidos” para evangelização. Na região referida, as Reduções fundadas pela Companhia de Jesus e indígenas de diversas sociedades nativas, em especial a Guarani, formaram um complexo denominado Provincia Jesuitica del Paraguay, composto de trinta povoados, localizados em territórios que hoje pertencem ao Brasil, Argentina e Paraguai. Estratégia semelhante foi adotada na Bolívia, com a criação das Reduções de Moxos y Chiquitos. Dos remanescentes dos trinta povos Jesuítico-Guarani, sete se situam no Brasil, quinze na Argentina e oito no Paraguai. Além dos povoados propriamente ditos, as Reduções dispunham de áreas periféricas, utilizadas para a prática da agricultura e da pecuária. No atual Uruguai, encontram-se remanescentes de antigas estâncias missioneiras (fazendas de criação do gado introduzido pelos jesuítas). Parte dos remanescentes missioneiros foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade: São Miguel Arcanjo, no Brasil, em 1983; Santo Inácio Mini, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa Maria Maior, na Argentina, em 1984, Santísima Trindade e Jesus de Tavarangue, no Paraguai, em 1993. No Brasil, a preservação do patrimônio missioneiro iniciou em 1925, com a realização de obras de contenção dos remanescentes da Igreja de São Miguel Arcanjo, por iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul. Em 1938, poucos meses após sua criação, o Iphan tombou o antigo Povoado de São Miguel Arcanjo e realizou novas obras de consolidação. Em seguida, construiu o Museu das Missões, projetado pelo arquiteto modernista Lucio Costa e inaugurado em 1940, com precioso acervo de imaginária missioneira, coletado na região. As ações de preservação realizadas até a década de 1960 centraram-se na conservação das estruturas arquitetônicas afloradas e das imagens em madeira e pedra, classificadas como peças de arte sacra. As prospecções arqueológicas concluídas naquele período limitaram-se à sondagem, sem relação direta com as ações de conservação. Em 1970, o Iphan tombou os remanescentes dos povoados de São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau. No final daquele ano realizaram-se as primeiras escavações arqueológicas de grande extensão no Sítio Arqueológico de São Nicolau. Em 1980, com a criação do atual Escritório Técnico das Missões, realizou-se uma grande obra de conservação em São Miguel Arcanjo, que deu origem a ações contínuas de preservação dos remanescentes missioneiros. Entre 1985 e 1995, por meio de um acordo de cooperação técnica o Iphan, a Pontifícia Universidade Católica e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, elaboraram o projeto “Arqueologia Histórica Missioneira”, que propunha relacionar a pesquisa arqueológica e a conservação dos remanescentes arquitetônicos, realizando escavações nos quatro sítios missioneiros já referidos. A partir de 2003, os trabalhos de arqueologia passaram a acompanhar os projetos de consolidação, promovendo ações nos sítios de São Lourenço Mártir e São João Batista. Ao longo de sua atuação, o Iphan empreendeu iniciativas voltadas para a preservação dos remanescentes físicos das antigas reduções, de forma pontual e com caráter notadamente emergencial, que se concentraram, em grande medida, no sítio de São Miguel Arcanjo. No que se refere à interpretação da experiência missioneira, a abordagem adotada pelo Iphan baseou-se em literatura histórica que tem como foco a ação dos jesuítas e as questões políticas e econômicas às quais esteve relacionada – como a disputa de territórios entre as Coroas espanhola e portuguesa, e a definição de fronteiras nacionais na região – remetendo-se apenas precariamente às populações indígenas envolvidas. A ênfase no valor arquitetônico e artístico dos remanescentes e da imaginária missioneira pautou as ações de preservação e o discurso da instituição sobre as Missões. O Programa de Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com a cooperação do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico está voltado para a recuperação e valorização do patrimônio cultural da região do Brasil onde estão concentrados os remanescentes das antigas Missões Jesuíticas, considerando suas dimensões histórica, paisagística, material e imaterial. Inicialmente, o programa focalizou, no âmbito da cooperação com o governo espanhol, atividades voltadas para o levantamento e para a valorização do vasto e valioso patrimônio arqueológico existente nesses sítios. As antigas Missões, contudo, são também referências culturais importantes para as várias comunidades Mbyá-Guarani que habitam a região próxima ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e que, de modo significativo, também freqüentam os sítios missioneiros. A partir de 2004, o Iphan buscou então compreender os sentidos que essas comunidades atribuem ao patrimônio tombado. Com esse objetivo foi iniciado também em 2004 o “Inventário Nacional de Referências Culturais da Comunidade Mbyá-Guarani em São Miguel Arcanjo”, concluído em 2007. O Projeto de Valorização do Mundo Cultural Mbyá-Guarani, desenvolvido pelo Iphan em parceria com a Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico – IAPH e com financiamento da Agência Brasileira de Cooperação – ABC e a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento – AECID, constitui, assim, uma ampliação desse projeto e um detalhamento do Programa de Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani no que toca à dimensão imaterial desse patrimônio. Tem, entre, outros objetivos, o de promover o reconhecimento da centralidade da presença indígena na experiência histórica missioneira e o de apoiar os Guarani que hoje habitam a região, no sentido da melhoria das condições que permitem a reprodução do seu modo de vida por meio de sua integração como agentes ativos das propostas de desenvolvimento turístico e cultural dos sítios missioneiros. Uma vez, contudo, que os remanescentes das antigas Missões Jesuítico-Guaranis se encontram também na Argentina e no Paraguai, assim como também é expressiva a presença de comunidades Mbyá nesses e em outros países da América Latina, como Bolívia, o Brasil levou ao Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina – Crespial (centro auspiciado pela Unesco, localizado em Cuzco, Peru) a proposta de implementação de um projeto regional de valorização da cultura Guarani, com base na experiência de inventário realizada com as comunidades do Rio Grande do Sul. Esse projeto maior encontra-se em discussão e formulação no âmbito do Crespial e já conta com o apoio formal do governo da Argentina e a sinalização positiva de comunidades Mbyá do Paraguai.
GRUPO:
Gabriel de Brito ........................ N°09
Giovanni Coimbra....................... N°13
Jonathan Mathues........................ N°16
Luiz gustavo ............................... N°21
Patrimônio Cultural
Samba
enredo
O samba enredo são ritmos inventados nas rodas dos bairros e que
as escolas de samba usavam com o intuito de animar as festas de carnavais, conhecida
como samba de primeira, por constituir apenas de uma estrofe.
E o objetivo do samba enredo passa a não ser só para animar o
carnaval, mas é um dos principais itens para se fazer um, onde é uma categoria
de grande valor para uma escola de samba.
Exemplo:
Unidos da
Tijuca
Rompendo barreiras,
superam limites
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitória alcançar
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitória alcançar
Acelera
Tijuca, eu vou com você
Nosso lema é vencer
Guiando o futuro que um sonho construiu
Ayrton Senna do Brasil
Nosso lema é vencer
Guiando o futuro que um sonho construiu
Ayrton Senna do Brasil
> Este samba fala da conquista de uma vitória, no caso do Ayrton Senna e a valorização que
ele tinha pelo nosso país.
Samba de
terreiro
Exemplo:
Mariene de
Castro
A lua do Santo Jorge água de oxum clariou
Cadê meu amor, que foi no vapor
Nas águas oxum menina se enfeitou
São jorge ascendeu a lua e clariou
Clariou, clariou, clariou as almas de luz
A lua clariou, clariou, clariou
São Jorge ascendeu a lua e clariou
Meu amor foi buscar a viola
Que deixou no penhor do quintadero
Acabou a batida de graviola
O barril de licor se carambola
Tá meeiro... Se meu amor demorar
|
Não sei o que será sinhá
Desse samba no terreiro
Não precisa ascender a fogueira
Nem secar o gás do candeeiro
Candiá de São Jorge alumiou, alumiou
Bota o samba no terreiro
E clariou, clariou, clariou as almas
De luz a lua clariou, clariou, clariou
São Jorge ascendeu a lua e clariou
Samba
partido alto
Samba do partido-alto, partido-alto ou simplesmente partido, é um estilo de samba, surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. Tem suas origens nas umbigadas africanas e é a forma de
samba que mais se aproxima da origem do batuque angolano, do Congo e regiões
próximas.
Em
linhas gerais, o partido-alto do passado seria uma espécie de samba instrumental
e ocasionalmente vocal (feito para dançar e cantar),
constante de uma parte solada, chamada "chula" (que dava a ele também
o nome de samba
raiado ou chula-raiada), e de um refrão (que o diferenciava do samba
corrido).Já o partido-alto moderno seria uma
espécie de samba cantado em forma de desafio por dois ou mais contendores
e que se compõe de uma parte de coral (refrão ou "primeira") e uma
parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais
podem ou não se referir ao assunto do refrão. Atualmente,
costuma ser acompanhado violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, agogô e outros instrumentos
de percussão.
Exemplo:
A
Questão do IPHAN
Sim, o IPHAN promove a salvaguarda (que é apoiar a
continuação de um bem cultural de natureza imaterial de modo
sustentável), em seus planos de salvaguarda há varias formas de ajuda
como: financeira a detentores de saberes específicos com vistas à
sua transmissão, até, por exemplo, a organização comunitária ou a
facilitação de acesso a matérias primas.
O PNPI (Programa Nacional do Patrimônio Imaterial) realizou os
seguintes planos de salvaguarda: Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte
gráfica Wajãpi; Samba de Roda do Recôncavo Baiano; Oficio das Paneleiras de
Goiabeiras; e Viola-de-Cocho.
Os dois projetos mais recentes do IPHAN são "Centro
Brasil-Holanda" e "Projeto de valorização do mundo cultura M'Byá
Guarani".
No projeto "Centro Brasil - Holanda" O Iphan propôs ao
Governo do Estado de Pernambuco e ao governo da Holanda a criação de um
Centro de Referência do Período Holandês no Brasil, contextualizando
Pernambuco no século XVII, a produção e o comércio do açúcar e todo o
acontecimento histórico da ocupação holandesa e suas conseqüências para as duas
nações. O objetivo é marcar a forma atual de encontro e intercâmbio entre
povos.
Ja no "Projeto de valorização do mundo cultural M'Byá
Guarani" O Projeto de Valorização do Mundo Cultural Mbyá-Guarani,
desenvolvido pelo Iphan em parceria com a Instituto Andaluz de Patrimônio
Histórico – IAPH e com financiamento da Agência Brasileira de Cooperação –
ABC e a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento – AECID, constitui,
assim, uma ampliação desse projeto e um detalhamento do Programa de
Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani no que toca à
dimensão imaterial desse patrimônio.
Tem, entre, outros objetivos, o de promover o reconhecimento da
centralidade da presença indígena na experiência histórica missioneira e o de
apoiar os Guaranis que hoje habitam a região, no sentido da melhoria das
condições que permitem a reprodução do seu modo de vida por meio de sua
integração como agentes ativos das propostas de desenvolvimento turístico
e cultural dos sítios missioneiros.
Uma vez, contudo, que os remanescentes das antigas Missões
Jesuítico-Guaranis se encontram também na Argentina e no Paraguai, assim como
também é expressiva a presença de comunidades Mbyá nesses e em outros
países da América Latina, como Bolívia, o Brasil levou ao Centro Regional para
a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina –
Crespial (centro auspiciado pela Unesco, localizado em Cuzco, Peru) a proposta
de implementação de um projeto regional de valorização da cultura Guarani,
com base na experiência de inventário realizada com as comunidades do Rio
Grande do Sul.
Integrantes do Grupo:
Brenda Azevedo N° 05
Gabriela Molina N° 10
Heloisa Lima N° 14
Natália Ribeiro N° 25
Nicole Godoi N° 26
Tainara Ribeiro Nº 29
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