Samba
enredo
O samba enredo são ritmos inventados nas rodas dos bairros e que
as escolas de samba usavam com o intuito de animar as festas de carnavais, conhecida
como samba de primeira, por constituir apenas de uma estrofe.
E o objetivo do samba enredo passa a não ser só para animar o
carnaval, mas é um dos principais itens para se fazer um, onde é uma categoria
de grande valor para uma escola de samba.
Exemplo:
Unidos da
Tijuca
Rompendo barreiras,
superam limites
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitória alcançar
Atletas buscando o primeiro lugar
Quando de repente pisando no breque
Vi no calhambeque alguém acenar
Na última volta do meu carnaval
Desponta um gênio talento imortal
Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país
Na reta, a consagração
O tema a emocionar
Lá vem o campeão
Voando baixo pra vitória alcançar
Acelera
Tijuca, eu vou com você
Nosso lema é vencer
Guiando o futuro que um sonho construiu
Ayrton Senna do Brasil
Nosso lema é vencer
Guiando o futuro que um sonho construiu
Ayrton Senna do Brasil
> Este samba fala da conquista de uma vitória, no caso do Ayrton Senna e a valorização que
ele tinha pelo nosso país.
Samba de
terreiro
Exemplo:
Mariene de
Castro
A lua do Santo Jorge água de oxum clariou
Cadê meu amor, que foi no vapor
Nas águas oxum menina se enfeitou
São jorge ascendeu a lua e clariou
Clariou, clariou, clariou as almas de luz
A lua clariou, clariou, clariou
São Jorge ascendeu a lua e clariou
Meu amor foi buscar a viola
Que deixou no penhor do quintadero
Acabou a batida de graviola
O barril de licor se carambola
Tá meeiro... Se meu amor demorar
|
Não sei o que será sinhá
Desse samba no terreiro
Não precisa ascender a fogueira
Nem secar o gás do candeeiro
Candiá de São Jorge alumiou, alumiou
Bota o samba no terreiro
E clariou, clariou, clariou as almas
De luz a lua clariou, clariou, clariou
São Jorge ascendeu a lua e clariou
Samba
partido alto
Samba do partido-alto, partido-alto ou simplesmente partido, é um estilo de samba, surgido no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. Tem suas origens nas umbigadas africanas e é a forma de
samba que mais se aproxima da origem do batuque angolano, do Congo e regiões
próximas.
Em
linhas gerais, o partido-alto do passado seria uma espécie de samba instrumental
e ocasionalmente vocal (feito para dançar e cantar),
constante de uma parte solada, chamada "chula" (que dava a ele também
o nome de samba
raiado ou chula-raiada), e de um refrão (que o diferenciava do samba
corrido).Já o partido-alto moderno seria uma
espécie de samba cantado em forma de desafio por dois ou mais contendores
e que se compõe de uma parte de coral (refrão ou "primeira") e uma
parte solada com versos improvisados ou do repertório tradicional, os quais
podem ou não se referir ao assunto do refrão. Atualmente,
costuma ser acompanhado violão, cavaquinho, pandeiro, surdo, agogô e outros instrumentos
de percussão.
Exemplo:
A
Questão do IPHAN
Sim, o IPHAN promove a salvaguarda (que é apoiar a
continuação de um bem cultural de natureza imaterial de modo
sustentável), em seus planos de salvaguarda há varias formas de ajuda
como: financeira a detentores de saberes específicos com vistas à
sua transmissão, até, por exemplo, a organização comunitária ou a
facilitação de acesso a matérias primas.
O PNPI (Programa Nacional do Patrimônio Imaterial) realizou os
seguintes planos de salvaguarda: Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte
gráfica Wajãpi; Samba de Roda do Recôncavo Baiano; Oficio das Paneleiras de
Goiabeiras; e Viola-de-Cocho.
Os dois projetos mais recentes do IPHAN são "Centro
Brasil-Holanda" e "Projeto de valorização do mundo cultura M'Byá
Guarani".
No projeto "Centro Brasil - Holanda" O Iphan propôs ao
Governo do Estado de Pernambuco e ao governo da Holanda a criação de um
Centro de Referência do Período Holandês no Brasil, contextualizando
Pernambuco no século XVII, a produção e o comércio do açúcar e todo o
acontecimento histórico da ocupação holandesa e suas conseqüências para as duas
nações. O objetivo é marcar a forma atual de encontro e intercâmbio entre
povos.
Ja no "Projeto de valorização do mundo cultural M'Byá
Guarani" O Projeto de Valorização do Mundo Cultural Mbyá-Guarani,
desenvolvido pelo Iphan em parceria com a Instituto Andaluz de Patrimônio
Histórico – IAPH e com financiamento da Agência Brasileira de Cooperação –
ABC e a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento – AECID, constitui,
assim, uma ampliação desse projeto e um detalhamento do Programa de
Desenvolvimento Turístico-Cultural das Missões Jesuítico-Guarani no que toca à
dimensão imaterial desse patrimônio.
Tem, entre, outros objetivos, o de promover o reconhecimento da
centralidade da presença indígena na experiência histórica missioneira e o de
apoiar os Guaranis que hoje habitam a região, no sentido da melhoria das
condições que permitem a reprodução do seu modo de vida por meio de sua
integração como agentes ativos das propostas de desenvolvimento turístico
e cultural dos sítios missioneiros.
Uma vez, contudo, que os remanescentes das antigas Missões
Jesuítico-Guaranis se encontram também na Argentina e no Paraguai, assim como
também é expressiva a presença de comunidades Mbyá nesses e em outros
países da América Latina, como Bolívia, o Brasil levou ao Centro Regional para
a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina –
Crespial (centro auspiciado pela Unesco, localizado em Cuzco, Peru) a proposta
de implementação de um projeto regional de valorização da cultura Guarani,
com base na experiência de inventário realizada com as comunidades do Rio
Grande do Sul.
Integrantes do Grupo:
Brenda Azevedo N° 05
Gabriela Molina N° 10
Heloisa Lima N° 14
Natália Ribeiro N° 25
Nicole Godoi N° 26
Tainara Ribeiro Nº 29
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